No último dia 19, tive a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro participar do Front In Rio 2011, um evento focado em front-end web que contou com palestras maneiríssimas de gente que manja muito, alguns deles: Maujor, o cara que manda muito em CSS, uma referência nacional no assunto. Leo Balter, nossa! quantas vezes tirei dúvidas sobre javascript no blog desse cara. Ele destrói em JS e tem uma didática ótima. Um outro profissional também palestrou e que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente foi o Thiago Belem. Um cara super simpático e sorridente, cara esperto, novo e cheio de experiência pra compartilhar. Claro que muitos outros profissionais deveriam ser citados mas esse post ficaria longo demais.

O evento rolou na UNIRIO e teve palestras interessantíssimas, listo abaixo cinco delas:

Alinhando o design às métricas e conversões – Rafael Lima

Esta foi a palestra que eu mais curti, já que fez surgir uma nuvem enorme de novas ideias a respeito do evento que pretendo organizar aqui em florianópolis. Conversei diretamente com o Rafael e ele topou em adaptar o conteúdo dessa palestra e somar o conhecimento dele em conversões para bolar uma palestra bacana focada em sistemas internos. Nunca vi uma palestra desse tipo e creio que com a desenvoltura e o know-how do andré, com certeza terá ótimos feedbacks.

Testando com Jasmine – André Fonseca

Infelizmente, não consegui assistir à toda a palestra, o taxista me deixou há uns 800 metros do local do evento e levei alguns preciosos minutos caminhando, ajudando um casal de cegos a chegar na UNIRIO (é sério) e perguntando pros funcionários do local onde deveria ir. O André deu uma passada superficial no Jasmine e mostrou pro pessoal os principais recursos da ferramenta, apesar de eu ter outras ferramentas de testes na lista esta palestra foi ótima para me familiarizar um pouco mais com ela.

Engenharia de Frontend de Alta Performance – Anderson Solano

Apesar do Anderson estar um pouco nervoso e cometer uns pequenos deslizes a palestra foi bacana, pra quem desenvolve e se preocupa com desempenho foi um prato cheio. Foi uma das palestras que me acenderam novamente a vontade de palestrar sobre alto-desempenho no JavaScript.

WTF Javascript – Leo Balter

Uma das palestras mais esperadas por mim, o Leo Balter mostrou diversos exemplos de convenções e padrões JavaScript. Também mostrou alguns exemplos de pegadinhas que costumam ocorrer quando o programador se distrai um pouco e acaba perdendo horas preciosas do seu tempo a procura de um erro simples, que só ele não vê. Gostei bastante.

Otimizando o carregamento de sites com jQuery – Thiago Belem

O thiago palestrou pela primeira vez e digo que o mano mandou muito bem. Diversas dicas de otimização de carregamento com jQuery, com slides caprichados e simples. Apesar do jQuery não estar em meus domínios, o assunto rendeu boas perguntas de alto nível e eu tive a oportunidade de colaborar com o meu ponto de vista a respeito da otimização de carregamento de páginas.

Também conheci pessoalmente o @andredal, a princípio o único que me conhecia no twitter. Foi uma pena não termos tido tempo de conversar mais, mas valeu a pena e com certeza teremos mais oportunidade de trocar ideias.

Depois do evento rolou o #horaextra mas infelizmente não pude participar pois tive de correr pro aeroporto iniciar o trajeto de volta à Florianópolis.

Quem não foi perdeu um evento maneiro, com gente bacana e conteúdo de qualidade.

Anúncios